Saiba quando fazer a realização parcial de um ativo

Este tópico considero ser bastante pessoal, pois pode variar de pessoa para pessoa. Não existe um método ou uma fórmula específica para isso. Porém, algumas vezes já perguntaram quando eu realizo lucro após a compra de um ativo?

Em primeiro lugar, gostaria de dizer que eu pretendo herdar os meus ativos para as gerações futuras. Por isso, não pretendo me desfazer do papel tão cedo. Por conta disso, não faço trades de curto prazo e sim, espero a bola de neve dos juros compostos fazer efeito.

Entretanto, sim, eu faço realização parcial de um ativo e vou dizer o motivo. Indicarei dois exemplos práticos que eu fiz.

Quando o ativo gera 100% de lucro desde o momento da compra, eu faço a realização parcial. Ou seja, vendo 50% das ações que eu havia comprado inicialmente. Com isso, fico com os outros 50% restantes das ações eternamente. Qual o motivo disso? Depois dessa realização parcial, não importa mais se o preço do ativo cair ou subir, pois irei usufruir dos juros e/ou dividendos da empresa ad eternum. Porque eu já recuperei a mesma quantidade de dinheiro que eu havia investido inicialmente.

1) Cerca de um ano atrás, investi 1.000 ações de BBAS3 na casa dos 16,00, em junho de 2016. Pois bem, esperei BBAS3 atingir a casa dos 32,00 para fazer a realização parcial. Isso ocorreu em meados de fevereiro de 2017, quando o ativo alcançou a casa dos 32,00. O que eu fiz? Vendi 500 ações de BBAS3 e fiquei com as outras 500 ações restantes. Essas 500 ações restantes eu vou esquecer pelo resto da vida, vai ficar lá na minha carteira e só receber os dividendos e JSCP da empresa.

2) Outra operação com esse mesmo método foi a SUZB5, que eu comprei lá em meados de julho de 2014, na casa dos 8,15. Na época também comprei 1.000 ações de SUZB5. Quando a ação atingiu 16,30 lá em maio de 2015, vendi 500 ações de SUZB5 e segui com as 500 ações restantes eternamente. Ao longo de 2016, as ações despencaram e quase voltaram para o meu ponto de entrada. E para mim, esse evento não mudou nada para mim, porque eu já havia zerado a metade da posição inicial. E o resto será lucro para mim, pois irei usufruir os dividendos da empresa com essas 500 ações restantes.

Claro que esse método é o que eu utilizo. Serve para mim. Sinto confortável com ele. Você pode realizar qualquer método para você, desde que você esteja satisfeito com ele.




3 thoughts on “Saiba quando fazer a realização parcial de um ativo

  • julho 23, 2017 at 8:18 am
    Permalink

    Apenas uma observação: precisa trazer o investimento a valor presente, principalmente demorar muito para dobrar. Pelos dois exemplos acima, considerando IPCA, no primeiro caso o valor investido estava m torno de 16.400 reais, arredondando. No segundo caso estava em 9.100, tb arredondado.

    Reply
    • julho 23, 2017 at 1:13 pm
      Permalink

      Mas vale lembrar que teve entrega de dividendos e JSCP no período. Então “compensa”…rs. É o break even, igual ao abrir uma empresa.

      Abs,
      50segundos

      Reply
  • julho 23, 2017 at 8:21 am
    Permalink

    *principalmente se demorar…

    *estava em torno…

    Acrescentando: atenção redobrada nessa estratégia para os dias futuros de eventual inflação escabrosa.

    Reply

Deixe uma resposta