Precisamos falar sobre a taxa de juros futura

Queria escrever este texto, porque leio e ouço burburinhos por aí que teremos em breve um país com uma taxa de juros de 6%a.a. ou até menos.

É possível isso acontecer? Na verdade, no Brasil tudo pode acontecer. Mas pela nossa história de juros e comparando com a de outros países em desenvolvimento, é provável que não.

“Ahhh 50segundos, mas desta vez é diferente!”, você poderia dizer isso!

Vamos comparar a tabela dos juros praticados no Brasil com a de outros países…
(Dependendo do dia que você ler este texto, a tabela pode estar desatualizada)

Captura de Tela 2017-10-04 às 20.37.46

Até a última reunião do Copom, estávamos na liderança do ranking, citado acima. Hoje, é a Rússia. Podemos dizer que os nossos concorrentes diretos são o México e a Turquia – não, não podemos nos comparar com o Chile ainda.

Atualmente, a taxa mexicana está em 7% e a turca em 8%, enquanto a brasileira, está em 8,25%. Ou seja, estamos quase na média entre esses países. É provável que ocorra mais uma queda na próxima reunião de Copom. Para aí sim, ficarmos em níveis de igualdade entre esses países, com a Índia e África do Sul destoando um pouco mais abaixo, em contrapartida, a Rússia mais acima.

É válido ressaltar que aquelas exorbitantes taxas de juros 14,25% a.a. não nos pertençam mais. Porque isso era péssimo para os empresários e também para o Governo. Taxas naqueles níveis só era bom para quem é rentista.

Voltando ao início do texto… Brasil ter taxas de juros abaixo de 6%a.a. projetadas para o ano que vem, seria muita audácia para um Governo só. Será?

Para os mais novos, quer saber o histórico das taxas juros no Brasil? É só clicar neste link aqui: https://www.bcb.gov.br/Pec/Copom/Port/taxaSelic.asp




– –

4 thoughts on “Precisamos falar sobre a taxa de juros futura

  • outubro 10, 2017 at 7:36 pm
    Permalink

    Excelente conjuntura! Acredito que essa avaliação da taxa selic também seja válida para as pessoas que fizeram financiamento (veículo, imobiliário, etc.) no ano passado com taxas maiores. Seria interessante ficar atento ao momento certo de solicitar uma portabilidade.

    Reply
    • outubro 10, 2017 at 7:52 pm
      Permalink

      Marcos, concordo contigo.
      Acredito que no final do ano será uma ótima para oportunidade para rolar a dívida, seja ela PF ou PJ, para quem pegou crédito na casa dos 14%a.a.
      Muitas empresas já estão rolando a dívida agora, fazendo novas emissões para pegar crédito mais em conta.

      Abs,
      50segundos

      Reply

Deixe uma resposta