Por que há distorções de preços entre ON e PN?

“50segundos, por que há diferença de preços nas cotações entre os ativos ON e PN de uma mesma empresa? Não deveria ser um valor próximo?” – *Pergunta feita pelo Paulo.

Em primeiro lugar, estamos falando de renda variável. Por isso, é normal os preços flutuarem. E quando há grandes distorções, devemos ficar de olho, pois podemos ter oportunidades. Explico…

É preciso avaliar, caso a caso especificamente. Em alguns casos, a ação ordinária ON não tem liquidez, enquanto isso as preferenciais PN destoam. Em outros casos, as ações PN recebem mais dividendos que as ON. Por conta disso, esta proporção pode significar em diferença na cotação.

Um exemplo notório, atualmente, que percebo esta disparidade é o caso de Itau Unibanco. No dia 19/01/18, as ações ordinárias de Itau (ITUB3) fecharam a 40,31. Enquanto isso, as preferenciais (ITUB4) fecharam a 47,06. A diferença é mais de 15% entre as duas ações. Além disso, as duas classes de ações oferecem o mesmo dividendo proporcional ao investidor. Ou seja, seria vantajoso vender as ações preferenciais de Itau Unibanco e comprar pelo mesmo valor mais ações ordinárias. Ou seja, o acionista teria mais ações de ITUB e receberia mais dividendos. Sim, parece vantajoso!

No mês de novembro de 2017, esta mesma disparidade ocorria em Itausa. Até que as duas voltaram a andar próximas no mês seguinte. Naquela ocasião, vendi algumas ações preferenciais e consegui comprar pelo valor recebido mais ações ordinárias de Itausa. Além disso, ambas recebem dividendo equivalente. E a diferença, na época, era de apenas 6% entre as duas classes.

Atualmente, há outro caso, desta vez com a Sanepar. Por causa do imbróglio ocorrendo com o controlador e tal criação das Units, o controlador conseguiu se desfazer das ações preferenciais no mercado. Enquanto isso, as ações preferenciais (SAPR4) – que recebem dividendo maior – está mais barata que as ordinárias (SAPR3).

Volto a frisar, cada caso é diferente do outro. Há casos, em que ações PN não tem tag along. Por conta disso, são cotadas com preço inferior as ordinárias. Caso ocorra um possível fechamento de capital da empresa listada, compensaria ter as ordinárias, pois teria a garantia para o investidor.

Portanto, ao ocorrer disparidade nas cotações entre ordinárias e preferencias de uma mesma empresa, deve ser visto com atenção.

Caso tenha alguma dúvida relacionada, escreva nos comentários ou qualquer outra dúvida, me pergunte através do e-mail contato@50segundos.com




– –

4 opiniões sobre “Por que há distorções de preços entre ON e PN?

  • Janeiro 23, 2018 em 12:41 pm
    Permalink

    Fala 50s!!!
    Se não me engano uma diferença de 18% entre ITUB4 e ITUB3 é algo bem próximo das máximas que comumente os papéis são negociados… para quem está em ITUB4 realizar a troca pode representar uma boa oportunidade de ganhos.

    Resposta
    • Janeiro 23, 2018 em 1:22 pm
      Permalink

      Boa, IR…
      Essa informação que a máxima é de 18% entre os dois papéis, confesso que não sabia!!! Pena que agora eu só tenho ITUB3… rs!!!

      Abs,
      50segundos

      Resposta

Deixe uma resposta