O que você deveria saber e não te contaram ainda…

Faz tempo que tento implementar a filosofia de focar no longo prazo e não fazer trades curtos ou daytrade. (Desculpe se você não aguenta mais ler sobre disso aqui, mas é preciso manter a disciplina.)

Por que isso? Quanto mais você faz trades, mais favorece a banca. Ou seja, os bancos e as corretoras ganham com as corretagens geradas pelas suas transações de compra e venda de ativos.

Por conta disso, nas últimas semanas dispararam o número de “analistas” vendendo cursos online ou presencial de análises técnicas/gráficas, cursos de forex, casa de research de pesquisas e várias outras aulas apenas para você fazer mais corretagens.

Claro que pode ser benéfico para você. Pois você irá aprender mais com a tal da pesquisa de research e aprende mais com as técnicas gráficas, com os sinais de compra e venda dos ativos. Confesso que para mim, aula de análise técnica é bobagem, só serve para gerar mais corretagem. Pode ter um ganho ali e outro acolá, mas no fundo só gera mais gasto para você. (Claro que vai ter alguém que será do contra. Evidente que opinião, cada um tem a sua.)

Mas eu gosto de escrever as verdades. E você precisa ler coisas fora do mainstream.

Saiu até fato relevante do Itaú admitindo conversas com a XP Corretora para uma possível compra. Isso mesmo? Banco querendo comprar corretora.

Os dois sairiam ganhando e você sairia perdendo, como sempre. Porque as burocracias bancárias iriam sobressair com a facilidade de se investir em uma corretora. Em breve, tudo será um só. E você vai pagar taxas mais altas por conta disso.

É preciso sair do habitual. É preciso saber algumas verdades.

Pare de seguir as recomendações dos “analistas” e das corretoras e dos bancos. Faça a sua análise, e você mesmo faça o seu investimento. Até porque, o dinheiro é seu. Você precisa saber cuidar e lidar com ele.




– –

A partir de agora, em cada final de post, vou indicar um livro que eu terminei de ler recentemente. Caso você queira ler, fique à vontade.

O NEGÓCIO DO SECULO XXI. É um dos clássicos livros de Robert Kiyosaki, o mesmo autor do best seller “Pai Rico e Pai Pobre“, que é uma obrigação você ler.

Li o livro na semana passada e mostra o método que o autor utilizou para revolucionar o modo de como as pessoas entendem as suas vidas financeiras, e também de como ele conseguiu compreender as suas finanças, até atingir o sonho de consumo: libertar-se da necessidade de trocar o seu tempo de vida por dinheiro. Este sim, um dos maiores desafios do século XXI. Recomendo fortemente a leitura de O NEGÓCIO DO SECULO XXI.

– –

Deixe uma resposta