O que aprendemos no dia 18 de maio?

Está anotado no meu calendário, dia 18 de maio, o dia que a Bovespa travou as negociações por alguns minutos.

É um evento raro. O anterior a este, havia acontecido lá em 2008, no dia 29 de setembro, quando o pacote de ajuda ao mercado financeiro foi rejeitado na Câmara dos Representantes do Congresso Americano.

E o que devemos fazer quando acontece isso?

Como eu disse, no post Muita Calma! Não entre em pânico!!! o certo é não fazer nada, não vender nada e, quem sabe, aproveitar. Sim, tivemos ótimas barganhas.

Aproveitei duas oportunidades, uma no setor bancário e outra no setor elétrico. E foram posições pequenas. Apenas para aproveitar os preços baixos.

Dependendo do cenário, ninguém sabe ao certo o que virá pela frente. Por isso, escrevi há algumas semanas o post “Ninguém sabe o que vai acontecer”. Por isso, desconfie dos otimistas demais e dos pessimistas ao extremo.

Aprendemos que devemos nos proteger, sempre. E estar diversificado. Por isso, tinha proteção de ativos em dólar na minha carteira, que surfou com a alta volatilidade na bolsa. Mas não vendi, apenas observei a valorização. Até porque, havia comprado na baixa. O mantra mais uma vez se define, compre na baixa e aguarde a valorização.

Aprendemos que devemos ter caixa para estar preparado para estas oportunidades raras. Infelizmente, tinha pouco caixa para este momento. Fica a lição. Poderia ter retirado parte da Reserva de Emergência? Poderia, mas reserva de emergência não é para estas situações.

É isso! Não se subestime! Investimento é para o longo prazo. Oscilações fazem parte da trajetória.




– –

A dica da semana é o livro Um Novo Jeito de Trabalhar, de Lazlo Bock.

Gastamos mais o nosso tempo trabalhando do que em cima do colchão ou próximo de nossas famílias. Por conta disso, algumas empresas mudaram o paradigma e transformaram o local de trabalho em algo inovador e prazeroso. É o fim do ambiente de trabalho monótono e do emprego cansativo. Seja bem-vindo, ao Novo Jeito de Trabalhar. Devorei o livro em dois dias.

– –

Deixe uma resposta