Não caia nestas armadilhas

O que você vai ler abaixo, são estratégias para te fisgar. Sim, é para atrair a sua atenção.

Captura de Tela 2017-10-11 às 23.01.59
Captura de Tela 2017-10-11 às 23.00.25
Captura de Tela 2017-10-11 às 22.58.16

Sim, recebi esses anúncios pelo e-mail nos últimos dias. E como a bolsa está em níveis cada vez mais elevados, o marketing das empresas está bem agressivo. Não acredite em tudo o que lê por aí, desconfie sempre e seja crítico. Não acredite tanto assim em resultados milagrosos da noite para o dia. Isso é igual ao anúncio do “trago a pessoa amada em 3 dias!”. Não reparou que é bem semelhante?

Essa agressividade foi explorada e utilizada por um grande especialista em marketing digital no Brasil, mas não quero fazer propaganda gratuita dele. Afinal, o curso dele é muito bom, por sinal. Porém, está mais do mesmo. E todos repetem a mesma receita de bolo, sejam elas casas de análises, cursos de trader, coaching “financeiro”, pirâmides financeiras e tantos outros. Todas utilizam o mesmo artifício, sem exceção. Para atrair o consumidor, dizem que o produto vai esgotar em poucas horas, por causa do alto número de acessos…

Captura de Tela 2017-10-11 às 23.01.17

… ou que o produto é uma de oportunidade rara e restrita e, portanto, são para poucos clientes…

Captura de Tela 2017-10-11 às 22.59.28

… ou que o servidor parou de funcionar por causa da alta demanda, e por isso vai extender a oferta do produto.

Captura de Tela 2017-10-11 às 23.11.43

Desconfie que isso tenha realmente acontecido. Isso é para você se inscrever imediatamente e desembolsar a quantia necessária para comprar o produto oferecido. E como tem muitos iniciantes na bolsa recentemente, tudo por causa das altas dos últimos meses, os novatos, em busca do santo milagroso, acabam aceitando o produto, sem antes raciocinar e ter senso crítico. Uma pena! E depois vão culpar o mercado, e no futuro vão contar para os mais próximos que a bolsa é cassino e não serve para ele. Desculpe ser o “Mister M” da vez, mas precisam inventar outra fórmula.

Fique esperto.

Desculpe o desabafo.

– –

Não poderia deixar de mencionar o brilhante Pedro Damasceno. Aos 47 anos, nos deixou nesta semana, e deixou um legado. Foco em valor ao cotista no longo prazo e adepto do value-investing. Foi gestor da Dynamo. O fundo Dynamo Cougar rendeu 7.000% desde a fundação, em 1993, descontada a inflação durante o período. Se não me falha a memória, a Dynamo está fechada há mais dez anos para novos cotistas. Sabe aquele arrependimento de uma vida: de não ter sido cotista da Dynamo lá nos primórdios.

Para quem não o conhece, eis uma entrevista que ele concedeu ao Thiago Salomão, no final de 2016.

Espero que após ouvir o Pedro, tenha em mente que bolsa é para o longo prazo. Não caia na tentação de fazer trades curtos e alavancados. A sua mente investidora precisa estar voltada para ativos que gerem valor. Para isso, precisa estudar o mínimo da essência do value-investing, até porque no longo prazo, costuma compensar.




– –

4 thoughts on “Não caia nestas armadilhas

  • outubro 12, 2017 at 3:10 pm
    Permalink

    Não tem coisa mais chata que os emails dessa “consultoria”…

    Uma vez me cadastrei lá pra ver um único conteúdo gratuito que me interessou e não paro de receber uma enxurrada de emails diários. Realmente é um saco essa balela deles.

    Sinto muitos pelos incautos, mas nada posso fazer. Afinal, para que alguns ganhem, alguns têm de perder.

    Que sejam eles, não eu.

    Abraço!

    Reply
    • outubro 12, 2017 at 5:42 pm
      Permalink

      IW… demorei a decidir se escreveria ou não esse post. Não gosto de falar mal, é melhor enaltecer o lado positivo do que enaltecer o negativo. Mas esse erro é tão ruim para os investidores iniciantes que eu precisava fazer esse alerta. Apenas isso. Que todos tenham senso crítico e perceber a malandragem por trás disso!

      Abs,
      50segundos

      Reply
  • outubro 28, 2017 at 5:45 pm
    Permalink

    Excelente post 50 Segundos
    Parabéns!

    Essa “consultoria” promete alguns milagres e tenho conhecidos que realmente acreditam… Dá dó… fazer o que né…

    Vou te add no meu blogroll

    Abc

    Reply
    • outubro 28, 2017 at 8:14 pm
      Permalink

      Rapaz, não tenho nada contra. Apenas poderia utilizar um meio mais eficiente de marketing, apenas isso. Não só eles, mas também retirei de outras “casas de research”. E são as mesmas estratégias.

      Abs,
      50segundos

      PS: vou entrar no seu blog e add também!!!

      Reply

Deixe uma resposta