É hora de vender após a valorização?

“A bolsa não para de subir. Praticamente, todos os meus ativos estão valorizados. 50 segundos, está na hora de vender ou comprar mais?” *Pergunta feita pelo Fernando.

Esta é uma pergunta difícil de responder. Pois eu não sei quais são os seus ativos que estão se valorizando. Espero que sejam bons ativos. Tem muita ação ruim que está subindo, só por causa do otimismo geral em torno do Brasil.

Por conta disso, é preciso avaliar caso a caso. Parto do princípio que as boas empresas não devem ser vendidas. Fique com elas até quando você puder. Você será recompensado por causa disso. Há uma ditado importante que diz: “O lucro não ocorre após ter feito uma boa venda, e sim após ter feito uma boa compra”.

Por conta disso, você deve ter comprado em ótimas oportunidades, quando várias ações estavam com um bom preço de compra. A partir de agora, confesso que momentaneamente vou parar de comprar. Até porque existem pouquíssimas opções disponíveis para fazer uma boa compra. Talvez você preste atenção para o setor elétrico, que não subiu com tanto ímpeto, como as geradoras e transmissoras.

Enquanto a bolsa sobe, o dólar cai. Este talvez seja um bom ativo para se ter em carteira. Ter um pouco de moeda forte não faz mal a ninguém.

Outra opção é colocar o dinheiro em caixa e aguardar as melhores oportunidades para a compra. Coloque em fundos DI ou aplique em uma LFT ou em um CDB com liquidez diária. (Relembre aqui o post sobre isso).

Portanto, se os seus ativos estão bem valorizados. Deixe-os fluir. Estamos em fase de tendência de alta. Não só no Brasil, como em várias outras bolsas ao redor do mundo, a tendência primordial é para o alto e avante.

Caso tenha alguma dúvida relacionada, escreva nos comentários ou qualquer outra dúvida, me pergunte através do e-mail: contato@50segundos.com

Enquanto todos estão eufóricos, mantenha a cautela. Se você está com um tempinho sobrando e domina bem o inglês e gráficos, dê uma lida neste texto aqui: Bracing Yourself for a Possible Near-Term Melt-Up. O texto é de Jeremy Grantham, conhecido investidor focado em valor, publicado no início de jan/2018. A leitura é sobre a possibilidade do mercado americano estar em uma fase de ‘melt up’, que para ele seria o ‘sprint’ final antes do colapso inevitável. Segundo ele, a correção pode atingir 50%, daqui a seis meses ou dois anos. Para isso, ele dá vários argumentos interessantes. Se isso realmente acontecer, só o tempo dirá.




– –

4 opiniões sobre “É hora de vender após a valorização?

  • Janeiro 29, 2018 em 10:19 am
    Permalink

    Se o cidadão fica indeciso sobre o que fazer se a bolsa sobe (ou desce, ou anda de lado), são dois os fatos:
    1) Ele não mede riscos;
    2) Ele está totalmente inseguro sobre as empresas que comprou, não as conhece e não analisou-as com atenção antes de comprar.

    Eu estou muito seguro com minha carteira e, se as cotações baixarem (que seja 50%), eu vou fazer festa e comprar mais ainda.

    Quem estuda primeiro e compra depois geralmente faz bons negócios. Já quem inverte os momentos geralmente se dá mal…

    Grande abraço!

    Resposta
    • Janeiro 29, 2018 em 10:55 am
      Permalink

      Falou bonito, IW…
      Está certo!!! Mas muita gente ainda acredita que dinheiro bom é no bolso. Aos poucos, a cultura de investimentos vai ganhando corpo. Não será da noite para o dia. A educação financeira demora um certo tempo até amadurecer.

      Abs,
      50segundos

      Resposta
  • Janeiro 30, 2018 em 5:28 pm
    Permalink

    Excelentes conselhos.

    Eu também gosto de comprar excelentes empresas quando o preço está baixo e guardar, assim posso continuar recebendo o dinheiro dos proventos, para reinvestir no futuro.

    Agora que o preço vem subindo muito desde a 2 anos para cá, tenho sido mais cauteloso tenho um dinheiro guardado com liquidez diária em renda fixa para as oportunidades.

    Abraço e bons investimentos

    Resposta
    • Janeiro 30, 2018 em 10:09 pm
      Permalink

      Obrigado, DIL…
      Lembrando que ainda tem oportunidades na bolsa…
      Antes que eu me esqueça, adicionei sua página no meu blogroll.

      Abs,
      50segundos

      Resposta

Deixe uma resposta