Como fazer trade no Tesouro Direto Prefixado (LTN)?

O que você vai ler abaixo é apenas uma oportunidade de como fazer um trade no Tesouro Direto no título prefixado. Não significa que é uma recomendação para você fazer esse investimento. Explico…

Antes de começar, é preciso explicar o que são as taxas prefixadas? Caso você já saiba, pule para o próximo parágrafo. Como o próprio nome diz, ao investir nelas, o investidor já sabe antecipadamente o valor da rentabilidade até o final do investimento, pois são prefixadas. Como há a flutuação da taxa Selic e do IPCA, no prefixado o valor da taxa é fixa. Porém, como o valor é fixo, é possível aproveitar distorções no valor prefixado para fazer trades no Tesouro Direto.

As taxas de compra do título LTN010120 – Tesouro Direto Prefixado, com vencimento em 2020 – estão subindo nas últimas semanas, como pode ser visto no gráfico abaixo, na linha azul mais clara.

Captura de Tela 2017-11-15 às 10.48.51

No gráfico, é possível ver que desde final de setembro até o momento, meados de novembro, as taxas saltaram de 8% para 8,56%. E como estamos no final do ciclo de queda das taxas de juros, a tendência é que os juros Selic caiam um pouco mais ou se estabilizam na faixa atual de 7,5%.

O que isso significa?

Como no curto prazo, a tendência é de queda dos juros, mas os juros curtos estão subindo. Ou seja, é possível aproveitar esta disparidade.

É possível verificar no site do Tesouro Direto, as taxas atuais do Tesouro Prefixado 2020 (LTN) estão sendo cotadas a 8,56%.

Captura de Tela 2017-11-15 às 11.04.02

– O que pode dar certo?
Caso os juros de venda do Tesouro Prefixado 2020 LTN voltem a cair, é possível obter um retorno adicional investindo apenas em renda fixa. Para se ter uma ideia, caso a taxa de venda caia para a faixa de 8%, por volta de janeiro de 2018 – daqui a dois meses – é possível capturar uma rentabilidade por volta de 12% investindo apenas em renda fixa, ao vender os títulos antecipadamente.

– O que pode dar errado?
Caso os juros de venda do Tesouro Prefixado 2020 LTN não voltem a cair, ou seja se estabilizem ou até subam, não será possível vender os títulos antecipadamente. Caso queira vender antecipadamente, poderá acarretar até em prejuízos. Mas neste caso, o ideal seria permanecer com os títulos até o vencimento, ou seja até a data de 01/01/2020. Ao permanecer com os títulos até o vencimento, o investidor terá um rendimento prefixado, de acordo, com o valor da taxa do título. Neste caso, a taxa prefixada está em 8,56% – isso equivale a um retorno bruto de 19,01% no período, ou 8,56% ao ano, ou 0,68% ao mês. Portanto, se der errado, o investidor continua com o rendimento como se fosse a uma renda fixa.

Volto a lembrar que não é uma recomendação de investimento. É apenas uma maneira de como fazer trades no Tesouro Direto. No meu caso, prefiro levar os títulos até o vencimento. Mas também não descarto quando vejo janelas de oportunidade ao fazer trades no Tesouro Direto.




– –

4 thoughts on “Como fazer trade no Tesouro Direto Prefixado (LTN)?

  • novembro 15, 2017 at 2:45 pm
    Permalink

    Aqui a uns meses atrás era a altura ideal para comprar os prefixados pois as taxas ainda estavam altas e o cenário macro indicava que a inflação e os juros iam descer, o que dava para ganhar dinheiro coma venda antecipada do titulo.

    Cheguei a fazer um post na época chamado quando escolher os prefixados

    Reply
    • novembro 15, 2017 at 3:47 pm
      Permalink

      Sim. Concordo contigo. Antes estava bem atrativo mesmo. Mas dependia do momento que você realizasse a compra.

      Agora, só acho que está atrativo a LTN010120. Os outros títulos ainda não estão tão vantajosos assim. É preciso esperar o momento certo.

      Abs,
      50segundos

      Reply
  • novembro 16, 2017 at 1:25 pm
    Permalink

    Olá 50 Segundos!

    Interessante a estratégia. Eu vi uma tempos atrás sobre trade com IPCA. Até fiz por conta, porém não lembro onde a vi. E realmente, vale a pena fazer de vez em quando

    Abraços

    Reply
    • novembro 16, 2017 at 1:40 pm
      Permalink

      Salve Nobre Inglês,
      No caso, são semelhantes sim, devido a perspectiva de corte de juros. Do final de 2015 para cá, trades no NTNB-Principal e LTN foram bem aproveitados, mas dependia de comprar no momento certo.
      No exemplo do texto, é uma oportunidade precificação distorcida da atual conjuntura dos juros, porém vi apenas no título do LTN2020.
      Só é preciso avaliar os prós e contras, já abordados lá no texto.

      Abs,
      50segundos

      Reply

Deixe uma resposta