Com juros reais tão altos é impossível ser empreendedor

A princípio, queria escrever um post sobre a virada do IBOV, que tocava o fundo exatamente no dia 20 de janeiro de 2016.

Daí eu me lembrei de como os juros eram há um ano (2015-2016) e quais as perspectivas dos juros no futuro?

E, fica, meio notório, perceber que era muito fácil investir em renda fixa no Brasil. Rendia 14,25% a.a. Era só investir R$500,00 todo mês nesta taxa que em 20 e poucos anos, mais ou menos, um brasileiro se tornaria milionário.

E, para as empresas, as decisões eram fáceis também. Para que investir em funcionários ou em máquinas ou em tecnologia? Deixa como está, fazemos os cortes e colocamos o caixa no CDI.

Era garantia na certa.

Até, então.

Um país sério não pode ter juros reais tão altos. Invalida a iniciativa privada aos investimentos arrojados e desmotiva a pessoa a empreender.

Para quê empreender? Sigo no meu emprego serenamente, é só não fazer esforço. Não ser demitido. É só manter a média que serei milionário também.

Tão simples.

Não é mais. Os cortes dos juros no Brasil vai ajudar a sairmos do pensamento pequeno. Vai ajudar a sairmos da inércia de ganhar dinheiro fácil investindo em apenas CDI.

Teremos que aprender mais sobre investimentos, balanços, empreendedorismo…

A bolsa brasileira agradece, pois podemos ter mais IPOs. Nossa bolsa ainda é pequena comparada aos demais países.

As empresas irão melhorar o comportamento e investir melhor. Ou seja, é hora de tirar o caixa do CDI e colocar para entrar em jogo.

A mentalidade do brasileiro vai agradecer, pois teremos que ser melhores ao empreender e não ficar na mesmice do funcionarismo público.

Só falta mesmo, melhorar o pensamento de endividamento do brasileiro. Com juros menores, maior a perspectiva de contrair dívida. Mas isso deixemos para um texto em breve.




4 thoughts on “Com juros reais tão altos é impossível ser empreendedor

  • janeiro 20, 2017 at 9:14 am
    Permalink

    Olá 50segundos,

    Um ponto interessante do seu texto é sobre a “mesmice do funcionarismo público”, imagina se todo o esforço dispendido para passar em concurso público fosse direcionado para criar produtos e serviços melhores através do empreendedorismo? Os salários atrasados de alguns funcionários públicos mostram que esta carreira não é tão “garantida” assim.

    Abraços.

    Reply
    • janeiro 20, 2017 at 3:30 pm
      Permalink

      Boa, Aportador.
      Isso mesmo!!! Gastam energia e tempo almejando concurso público para “garantir” o futuro. E sabemos que nada é mais garantido. Com os juros baixos, teremos que “suar” mais para ter melhor rentabilidade.
      Volte sempre!!!
      Abs,
      50segundos

      Reply

Deixe uma resposta