Acabou a moleza dos juros altos

Em janeiro deste ano, escrevia este texto aqui: Com juros reais tão altos é impossível ser empreendedor.

Falava da dificuldade em tomar juros para poder empreender. Porque com os juros altos, é bem arriscado ao abrir um negócio. Por isso, era mais cômodo ser funcionário público (ou ser um empregado) e investir apenas na renda fixa. Até porque com os juros de 14,25% a.a. na Selic era só depositar R$500,00 todo mês que em 20 e poucos anos uma pessoa saia de zero a um milhão. Que simples!

Portanto, para as empresas investirem era preciso que esses juros caíssem. E todos já repararam que os juros brasil estão em queda livre. Ou seja, está na hora das empresas correrem mais riscos e, claro, você investidor correr mais riscos para obter maiores retornos. Até porque, se você quiser alcançar a cifra do “milhão” vai demorar mais tempo investindo somente em LFT.

Por conta disso, os olhos estão voltados para a bolsa brasileira para superar a renda fixa. Mas não saia comprando qualquer coisa por aí, só porque o Brasil vai melhorar ou a bolsa vai subir. Está na hora da análise fundamentalista. Os investidores terão que saber escolher em qual ação investir ou em qual empresa abrir. Voltamos a era da análise.

Juros baixos é normal em qualquer país do mundo. Teremos que nos acostumar a termos juros baixos. Acabou a farra dos juros altos.




– –

Deixe uma resposta