5 perguntas para se fazer em uma entrevista de emprego

Ao final da entrevista de emprego, vem a pergunta: “Você tem mais alguma pergunta? Ficou alguma dúvida?”

Enfim, é a hora decisiva. Precisa-se aproveitar esta oportunidade. É o momento para definir se você estaria contente trabalhando para este empregador, e se seus objetivos estão alinhados com os dele.

Por isso, lembre-se de fazer as perguntas necessárias. Se você não as fizer, pode parecer menos engajado ou desinteressado para o trabalho. Portanto, você precisa se beneficiar deste artifício.

Entretanto, você também pode se prejudicar, caso a sua pergunta já for respondida durante o processo da entrevista.

Eis as perguntas que você deve sempre perguntar em uma entrevista de trabalho – se já não for respondida anteriormente – para ajudar você a ter uma melhor noção do papel e da empresa, e para deixar a entrevista com uma impressão positiva.

1) Quem você acha que seria o candidato ideal para esta posição, e como faço para comparar?

Esta pergunta é decisiva. Porque é uma maneira rápida de descobrir se as suas habilidades se alinham com o que a empresa procura atualmente. Se eles não se correspondem, então é melhor não perder tempo achando que a vaga será sua.

2) A quem eu estaria reportando-se? São essas “quatro ou cinco” pessoas da mesma equipe ou em equipes diferentes? Qual é a ordem de hierarquia?

É válido ressaltar a importância da hierarquia de uma empresa, no caso de você ter vários chefes. Se você vai trabalhar para várias pessoas, você precisa fazer “o reconhecimento do terreno”. Assim, provavelmente, você vai querer conhecê-los antes aceitar a vaga.

3) Você tem alguma hesitação sobre as minhas qualificações?

Esta questão demonstra que o entrevistado está confiante na vaga que ele irá ocupar.
E também deixa o vulnerável. Portanto, prepare-se para a possibilidade do empregador debater abertamente as suas fraquezas.

4) O que mais você gosta de trabalhar para esta empresa?

A pergunta é importante porque permite “criar um sentimento de camaradagem” com o entrevistador, porque “os entrevistadores – como qualquer pessoa – geralmente gostam de falar de si e, especialmente coisas que eles sabem bem.” Esta questão dá a você a chance de obter uma visão privilegiada sobre as melhores partes sobre como trabalhar para esta empresa em particular.

5) Se você fosse me contratar, o que eu poderia esperar no dia-a-dia?

Isso mostra sua ânsia sobre a vaga aberta. Porém, é a melhor forma para saber como vai ser o trabalho diário, para que você possa decidir se você realmente quer estar ali.

Todas essas perguntas foram extraídas do livro 301 Smart Answers to Tough Interview Questions

Deixe uma resposta